Editora, poeta e ativista paraibana revoluciona mercado da literatura contemporânea
Aline nasceu em João Pessoa – PB, em 1991. Mãe solo, escritora, editora, professora, arteterapeuta, fotógrafa, bordadeira, contadora de histórias, oficineira, orientadora de escrita criativa, artesã, gestora e produtora cultural, Aline escreveu: A Proporção Áurea do Caos (Escaleras, 2019); Harpia (Triluna, 2020); Ritos Encantatórios & Outras Ladainhas (Triluna, 2021); Meu Coração é uma Cômoda de muitas (Triluna, Lançamento ). Em meados de 2022, Aline começou a se articular com artivistas do Coletivo Epifania na elaboração de projetos de arte-educação que envolviam a internacionalização da literatura paraibana.
Aline Cardoso idealizou e fundou a Editora Triluna, em outubro de 2019, e atua desde então na editoração independente de livros com linha editorial focada em vozes historicamente silenciadas e marginalizadas: mulheres cis e trans, homens negros e pessoas LGTBQIAP+.
Da Triluna surge o projeto Lua Negra que estilhaça o silenciamento com aquilombamentos poéticos e é um ponto de luta, enfrentamento e fortalecimento pela potência material da palavra manifestada em nossas contranarrativas.
Aline ainda conta com o apoio de duas mulheres negras freelancers na execução dos projetos: a revisora Mika Andrade e a capista Luiza Bié.
Vinicius Armistrong