Arte contemporânea brasileira: presença e movimento


A arte brasileira tem uma história muito rica em relação à de outros países e o trabalho do Coletivo Epifania em Portugal, principalmente na cidade do Porto, é mapear e apresentar a riqueza de artistas brasileires e suas diversas manifestações artísticas. 

Enquanto a Europa apresenta muitas similaridades em suas várias escolas, o Brasil tem uma educação artística e uma conexão com a arte que apresenta diferentes resultados, muitas vezes resultados magníficos e únicos.

A marca disso na história são os litorais baiano e maranhense, que tinham como principais manifestações artísticas pinturas rupestres e corporais com terracota e a arte plumária, praticadas pelos povos originários em contexto pré invasões.

A arte brasileira já passou por diversos campos e assumiu diferentes manifestações e papéis, também a percepção do que é arte no Brasil, até porque o próprio entendimento artístico é uma expressão do pensamento de uma época sobre um território e suas manifestações. 

Hoje trouxemos um pouco da imersão que resulta da arte hoje, em território e fora, juntamos alguns artistas brasileires em território brasileiro e artistas brasileires em condição de imigrantes na Europa para apresentar um pouco de seus trabalhos em um espaço virtual coletivo, criando um ambiente de imersão para que através desse mergulho possamos agitar e automaticamente praticar a percepção, o entendimento e o pensar. A exposição é resultado da open call promovido pela EPF magazine

Sete obras foram selecionadas pela curadoria do Coletivo Epifania.


Curadoria e Montagem

Expositores

* Melhor visualização ao acessar pelo computador